Inadimplência cresceu 16,7% em janeiro, diz pesquisa
Realizado pela Serasa (Centralização dos Serviços Bancários S/A) , o estudo apontou que o índice de inadimplência do consumidor brasileiro aumentou 16,7 por cento em janeiro de 2015. O resultado foi obtido através de comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao mês anterior, dezembro de 2014, o aumento foi de 4,1 por cento, sendo considerado o maior crescimento para janeiro desde 2003.
O índice de inadimplência é composto por dívidas bancárias e não bancárias. Fazem parte do primeiro grupo as dívidas de cartões de crédito e em prestadoras de serviços e lojas em geral, que contabilizaram 10,4 por cento de alta em relação a dezembro de 2014. As dívidas bancárias cresceram apenas 0,3 por cento.
A Serasa é uma instituição reconhecida pelo Código de Defesa do Consumidor que possui um banco de dados de interesse coletivo. As informações cadastrais de empresas e cidadãos armazenadas, inclusive as negativas que indicam dívidas vencidas, são disponibilizadas ao comércio, bancos e empresas para orientar o fornecimento de crédito.
Com informações do site da Revista Exame