Expositores da 30ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana aumentam faturamento em 32%
Edição que marcou os 15 anos do evento foi realizada em três formatos: presencial, virtual e plataforma marketplace
A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) divulgou o resultado da 30ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP), que conta com a correalização do Sebrae. A edição mais recente alcançou o montante de R$ 7,2 milhões em negócios, durante os três dias de evento, de 14 a 16 de outubro. Devido à pandemia, o número de expositores e de compradores que participaram presencialmente foi reduzido para garantir que todas as medidas de biossegurança fossem cumpridas. Os 40 expositores que participaram do evento tiveram acréscimo de 32% no faturamento em relação à edição primavera/verão de 2019, o que representa a força da iniciativa, especialmente na retomada da economia para o Polo de Confecções do Agreste.
A 30ª RNMP já estava sendo preparada, desde o ano passado, para que houvesse a adesão de compradores e expositores ao e-commerce do evento, com o objetivo de que o ecossistema da Rodada de Negócios fosse fortalecido também no período entre as edições. A pandemia do novo coronavírus acelerou o processo de transformação digital para as empresas, em virtude da necessidade de manutenção dos negócios, que encontram na Rodada um evento que se antecipou a essa inclusão tecnológica. Além da plataforma marktplace, onde continuarão acontecendo as transações comerciais iniciadas no evento, os lojistas do grupo de risco puderam participar do evento de forma retoma, através de salas digitais, onde tiveram todo o suporte para efetuar as compras dos produtos que irão abastecer as vitrines de suas marcas.
“A Rodada de Negócios tem se mostrado em todos esses anos como um agregador de valor ao produto do nosso Polo de Confecções. Caruaru e todas as cidades da nossa região são beneficiadas com esse ganho a mais para cada um dos confeccionistas, o que por consequência gera renda e desenvolvimento para região. Os desafios anteriores eram o melhoramento do produto e atender o mercado fora de Pernambuco e fora do Nordeste. Agora, os desafios foram de retomada nesse momento de pandemia e de atender o mercado do Brasil. Acredito que as oportunidades que temos são enormes. A Acic não poderia deixar de fazer esse evento estimulante que traz esperança de dias melhores e mostra nossa força de superação, explorando o nosso potencial empreendedor em múltiplas frentes”, avaliou o presidente da Acic, Luverson Ferreira.
O coordenador do evento, Wamberto Barbosa, ressaltou o papel que a RNMP cumpre na recuperação econômica do setor. “Esse é um momento muito importante do setor como um todo. Estamos passando por um ano difícil, mas essa fase de retomada, de voltar com as atividades em um evento estruturado e inovador, como é a Rodada de Negócios, marca a presença do produto pernambucano no varejo nacional!”, disse. A RNMP tem o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), do Banco do Nordeste e do Governo Federal. Além disso, conta com a parceria do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), da Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e do Sindicado das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE).