Desempenho Setor de Serviços
Diante das medidas de isolamento, o setor de serviço tem enfrentado maiores dificuldades de recuperação. Especificamente os setores de gastronomia, hotelaria e entretenimento.
Os dados da pesquisa mensal do serviço (IBGE), apontam que em Pernambuco o impacto negativo é maior quando comparado aos dados para o Brasil. Na variação mensal de junho, em relação ao mesmo mês do ano anterior, Pernambuco apresenta uma queda de (-23,4%) no Índice de Receita nominal. No Brasil esse mesmo índice apresenta queda de (-12,1%).
Na variação acumulado desde o início do ano o impacto é ainda maior. Em Pernambuco o Índice de Receita Nominal (Incluindo Turismo) apresenta prejuízo de – 69,4%, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No Brasil esse impacto foi um pouco menor, com prejuízo de -58,6%.
Em Caruaru, o setor de serviços, incluindo turismo, teve uma perda fundamental com a suspenção de dois eventos de grande importância no calendário cultural, Semana Santa e São João. Em anos anteriores, estimamos um fluxo de renda no período junino acima de R$ 200 milhões durante os 30 dias de junho.