Desempenho do Comércio Varejista
O ÍNDICE DE RECEITA NOMINAL DE VENDAS NO COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO OBTEVE ELEVAÇÃO DE 13,1%
O comércio varejista apresenta forte recuperação já inicia do segundo semestre de 2020. Tendência que deve ser mantida até o mês de dezembro.
No Brasil, o varejo acumula no ano uma variação positiva de 3,6% (Índice de receita nominal de vendas do comércio varejista – IBGE) em relação ao mesmo período do ano anterior. Em Pernambuco, no acumulado até setembro, o índice aponta uma variação positiva de (1,0%), em relação ao mesmo período do ano anterior. Indicando recuperação regional no segundo semestre.
Quando analisado o Setor do Varejo Ampliado, que inclui o segmento de automóveis contração é ainda maior. Em Pernambuco, no acumulado até setembro, o Índice de Receita Nominal de Vendas do Comércio Varejista, apresenta uma variação negativa de (-0,1%) em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar de negativa, o resultado é inferior ao fechamento do primeiro semestre de 2020. quando o mesmo índice apresentava (-8.7%).
Recuperação: Quando se compara a mês de setembro de 2020 com o mesmo período de 2019, o Índice de Receita Nominal de Vendas no comércio varejista ampliado obteve elevação de 13,1%.
Dados referentes a arrecadação municipal do ICMS (imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) expõe a Recuperação no Setor de Comércio em Caruaru. No mês de outubro o crescimento na arrecadação foi 59.3, em relação ao mesmo período do ano anterior. O valor total arrecadado foi de R$ 53,2 milhões. Montante superior ao período pré pandemia. O gráfico abaixo expõe a forte recuperação da arrecadação.