Clauston Pacas é eleito novo presidente da Acic
Nova composição assumirá o comando da Associação a partir de janeiro de 2025
A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) elegeu, nesta quarta (30), o seu novo presidente para atuação no biênio 2025/2026. O empresário Clauston Pacas, do setor da construção civil, foi o eleito em chapa única e terá como vice-presidente o empresário da área de telecomunicações Ascânio França.
O atual presidente Newton Montenegro destacou a importância da assembleia. “Estamos na reta final do biênio e realizamos o passo mais importante para os próximos dois anos: a eleição que define a nova diretoria, o Conselho Fiscal e a Comissão de Sindicância. Contamos com a presença de uma grande parcela dos associados e, seguindo todas as normas do nosso regimento interno, elegemos o novo presidente Clauston Pacas”, disse, agradecendo aos presentes.
O presidente eleito Clauston Pacas ressaltou quais são os principais objetivos da nova composição que assumirá a partir de janeiro de 2025. “Precisamos intensificar a qualificação dos empresários e fortalecer ainda mais o relacionamento institucional com os governos. Promovendo essa interação, contribuímos para investimentos na infraestrutura da cidade e para novas parcerias que favoreçam um ambiente efervescente de negócios, o que melhora a qualidade de vida das pessoas em todos os setores”, afirmou.
O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco (Facep), Osíris Lins Caldas, disse: “No último dia 29, tivemos a eleição da nova composição da Facep que terá Ricardo Montenegro como novo presidente. Ontem, a Acic, seguindo o mesmo movimento de renovação e democracia, elegeu Clauston Pacas. Em cada novo biênio, aumentam o compromisso e a responsabilidade das entidades de classe em fomentar o desenvolvimento por meio da ação coletiva”.
Biografia
Nascido em Caruaru, Clauston Pacas Silva é uma das maiores referências da engenharia em Pernambuco. Na Acic, já atuou como coordenador da Câmara Setorial da Construção Civil por seis anos em três biênios: 2006-2007, 2019-2020 e 2021-2022, além de ocupar a função de diretor por 11 anos. No biênio atual, ocupa o cargo de vice-presidente para Assuntos da Indústria.
Além da Acic, também integra outras instituições ligadas à classe empresarial, como a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e o Grupo de Líderes Empresariais de Pernambuco (Lide). Sua atuação profissional teve início após realizar, simultaneamente, as graduações em Engenharia Civil na Universidade de Pernambuco (UPE) e Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife. Ao concluir os cursos, regressou ao interior do estado com o intuito de empreender e investir na região em que nasceu.
Foi a partir deste desejo que, em 1987, fundou a CP Construção, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, onde iniciou o desenvolvimento de empreendimentos comerciais, residenciais e empresariais. A partir dos anos 90, a empresa ganhou o reforço de dois sócios: o arquiteto Ângelo Porto e o advogado Carlos Alberto Florêncio e tem expandido seu alcance regional, com uma filial em Caruaru desde 2009 e atuação em Petrolina desde 2021.