CIEQ reforça compromisso com empresários e estudantes no Dia do Estagiário
O Centro de Integração de Estágio Qualificado é a ponte entre quem procura e quem oferta oportunidades.
Há 41 anos, a Lei do Estágio foi sancionada, no Brasil. Desde então, o estágio passou a ser visto como uma etapa de formação educativa essencial para a carreira de qualquer profissional, pois, ao ingressar no mercado de trabalho, o aluno tem a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, obter experiência e construir um sólido networking. Todo esse processo é realizado através de instituições facilitadoras, como o Centro de Integração de Estágio Qualificado (CIEQ) da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC).
“O CIEQ é a ponte entre quem procura e quem oferta oportunidades. Aqui, realizamos a escuta ativa das necessidades dos empresários, orientamos quanto aos trâmites jurídicos e, principalmente, norteamos sobre a importância de seguir a Lei n° 11.788/2008, que expressa de forma clara como a relação de estágio deve se desenvolver. Assim, garantimos que a troca seja justa e que todas as partes saiam ganhando”, disse a coordenadora de Integração de Estágio do CIEQ, Muriely Sales.
A profissional também destacou que 70% dos estagiários, que ingressam no mercado de trabalho através do CIEQ, são efetivados após o término do contrato. “Atualmente, realizamos o acompanhamento ativo de mais de 90 estagiários e estamos sempre zelando para que a relação de aprendizagem seja a base de tudo, garantindo aos estudantes a preservação dos seus direitos e orientando os empresários a serem lapidadores de talentos”, afirmou. Muriely Sales pontuou, ainda, a importância do Dia do Estagiário, data celebrada nesta sexta-feira (18).
“A sensação que temos é de dever cumprido, pois é muito gratificante ver o crescimento daqueles que, um dia, foram estagiários e hoje são profissionais formados. Então, para nós, o Dia do Estagiário não é uma simples data, mas sim uma celebração aos sonhos que antes eram vistos como impossíveis e que, hoje, rompem as barreiras para se tornarem realidade”, declarou a coordenadora de Integração de Estágio do CIEQ.
Para o presidente da Acic, Newton Montenegro, os estagiários são os alicerces do futuro. “Os estagiários carregam, em si, paixão, criatividade e, principalmente, vontade de mergulhar no mercado de trabalho. Nós, como uma empresa que visa a diminuir as distâncias entre quem procura e quem oferece oportunidades, ficamos muito felizes em poder proporcionar um ambiente saudável que nutre esse entusiasmo”, concluiu.