Cerimônia de abertura da 33ª edição da Rodada de Negócios da Moda Pernambuco é prestigiada por parceiros e autoridades
Durante a solenidade Ivania Porto reafirmou a importância da união dentro do empreendedorismo local durante a retomada do desenvolvimento econômico na região
No segundo dia da 33ª edição da Rodada de Negócios da Moda Pernambuco, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) promoveu a abertura oficial do evento. Na ocasião, várias autoridades municipais e estaduais, bem como representantes de parceiros estiveram presentes. Durante a solenidade, Ivania Porto, presidente da Acic, agradeceu aos parceiros e empresários que possibilitaram que o evento acontecesse, além de ressaltar a importância do trabalho construído ao longo dos 16 anos para promover o evento.
“Essa feira pode ser resumida em duas palavras: desafio e agradecimentos. Em 2020, tivemos que enfrentar o desafio da pandemia, o que a gente pensou que seria dois meses se transformou em dois anos, e esse desafio está sendo vencido diariamente. Estamos vencendo graças a todos os empresários, a todos os associados da Acic, ao Sebrae, às parcerias locais e estaduais, e a todos os conselheiros que em nenhum momento pensaram em não realizar essa feira. A rodada está sendo realizada com a força do empreendedorismo local, e os desafios não são fáceis, por isso que minha homenagem é para o empresário que mesmo com todo o cenário, investe, compra e acredita”, afirmou Ivania.
Para João Darru, presidente do Sindivest e representante do Sebrae e da Fiepe, a parceria entre Sebrae e Acic é reflexo de um desejo mútuo de ajudar no desenvolvimento econômico da região. “A grande competência do Sebrae é formar parcerias com entidades que se complementam, como é com a ACIC. A missão do Sebrae é se colocar como parceiro dos pequenos negócios de Pernambuco, promover a competitividade, o desenvolvimento das empresas, e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia do nosso estado. O resultado desse trabalho podemos ver nos dados sobre a feira de 2021 em que superamos todas as metas e expectativas. O Sebrae apoia a Rodada de Negócios, ao mesmo tempo que reconhece o esforço e trabalho para realizar um trabalho tão exitoso”, ressalta João Darru.
Para encerrar a solenidade a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, ratificou que a esperança sempre vem atrelada a solidariedade principalmente entre as instituições que trabalham para o desenvolvimento de Caruaru. “Nós temos uma única certeza, nós só saímos desse momento difícil com solidariedade. O arranjo produtivo da economia têxtil em Pernambuco gera emprego e renda para o nosso povo, é indiscutível o papel de importância da feira para nossa região. E o exercício de solidariedade que Ivania junto a Acic e o Sebrae vem fazendo, discutindo, lutando, e buscando maneiras de melhorar, capacitar e investir, é o principal sinal de que precisamos continuar acreditando, sobretudo, trabalhando”, afirma Raquel Lyra.
Durante a tarde, Sindia Haint, secretária de desenvolvimento econômico de Pernambuco, também esteve presente no evento e conheceu a estrutura da 33ª edição da Rodada de Negócios da Moda Pernambuco. Durante a visita, a secretária expressou a importância do evento para o desenvolvimento econômico do Agreste e de Pernambuco. “Estamos vendo as pessoas voltando a consumir e vender, são em eventos como esses que nós estamos apostando para ganhar novamente espaço e poder repercutir em números a importância do setor. Não tem como negar a relevância da rodada, sobretudo nesse momento de retomada econômica por conta da pandemia que ainda estamos vivendo. Ver essa rodada acontecendo presencialmente, com pessoas de todo o Brasil, demonstra a grandiosidade do setor não só para o Estado mas também para o cenário nacional”, ressalta a secretária.
Rodada de Negócios da Moda Pernambucana – É um evento realizado pela Acic e o Sebrae com patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), do Governo Federal, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e do Governo do Estado. A Prefeitura de Caruaru apoia a iniciativa que também conta com a parceria do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE).