Instituída em setembro, a Câmara já busca soluções conjuntas com a empresa
A Câmara Setorial dos Provedores de Internet da Acic se reuniu com as analistas da Neoenergia, Ana Letícia, Camila Padilha e Juliana Marques, no dia 17 de outubro. O encontro teve como pauta o debate sobre melhorias na relação entre a empresa e os provedores, especialmente em questões relacionadas a cortes na rede de distribuição, comunicação entre as partes, infraestrutura e cobrança de taxas.
“Foi uma reunião bastante produtiva, na qual pudemos apresentar nossas insatisfações para que as representantes da Neoenergia levem as demandas à empresa e busquem soluções conjuntas. Algumas questões, principalmente relacionadas à comunicação, já foram encaminhadas. Agradecemos pela disponibilidade e seguiremos cobrando!”, ressaltou o coordenador da Câmara Setorial dos Provedores de Internet, Eraldo Pedro da Silva. O empresário também informou que será enviado um ofício solicitando oficialmente que a concessionária de energia reveja os valores cobrados pelos pontos de fixação nos postes.
O empresário associado Renato Vasconcelos enfatizou que os provedores regularizados precisam ser notificados com antecedência para corrigir falhas ou danos em suas redes. “Quando uma fibra é cortada, o impacto vai além da conectividade, gerando perdas financeiras e desgaste de ativos. Nossa intenção, em situações como essa, não é beneficiar quem está irregular, e sim assegurar que quem possui rede regular seja notificado com antecedência e tenha tempo hábil para realizar os ajustes necessários”, afirmou.
As empresas provedoras representadas na reunião também destacaram a necessidade de melhorias na infraestrutura dos postes, da reciclagem das equipes terceirizadas e do fortalecimento dos canais de comunicação com a Neoenergia, visando dar mais celeridade às tratativas. A analista de relacionamento da Neoenergia, Ana Letícia Carvalho, explicou que “o objetivo é aumentar o ciclo de reciclagem e aprimorar a clareza na comunicação com todos os envolvidos. Cada técnico deve atuar conforme regras definidas, garantindo que a identificação e o projeto estejam corretos, respeitando normas e responsabilidades”.
Ela também informou que, em breve, uma nova plataforma de contato estará disponível, permitindo que os provedores de internet, assim como acontece com os consumidores finais, possam realizar solicitações de forma mais ágil e direta.