Acic participa de XII Semana do Meio Ambiente

 em Destaque, Notícias

Sessão solene acontece amanhã (05), a partir das 15h, no Auditório da Gerência da 1° Infância, no bairro Maurício de Nassau

No dia cinco de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída com o objetivo de fazer a população refletir sobre a importância da preservação dos recursos naturais, principalmente diante do cenário de aquecimento global. Em Caruaru, instituições se uniram com o objetivo de promover uma programação que aborda diversos temas relacionados à sustentabilidade, na realização da XII Semana do Meio Ambiente. Entre elas, está a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic). As instituições se dividem na organização das ações da iniciativa que seguem até o dia 07 de junho.

Nesta quarta-feira (05), a Acic e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) irão realizar uma sessão solene com o tema Caatinga: Desafios e Oportunidades. No encontro, acontecerá uma mesa redonda, mediada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e professor do Campus Agreste da UFPE, Gilson Lima, com a participação do professor e representante do projeto SOS Ipojuca, Alexandre Nunes, e do professor da área de engenharia cartográfica, Rodrigo Gonçalves.

O presidente da Acic, Newton Montenegro, frisa que a Associação apoia o evento desde o início pela sua relevância para o crescimento sustentável de Caruaru. ”O debate ambiental não é mais um requisito para o nosso futuro, ele é essencial para o nosso presente e afeta diretamente a vida e os negócios das pessoas. A Acic, juntamente com parceiros como o Condema, tem fomentado essa agenda há muitos anos por estar sempre atenta aos temas indispensáveis para a sociedade”.

O ambientalista e conselheiro da Acic, Severino Montenegro, alerta que todos, sem exceção, precisam se integrar ao debate sobre o futuro do planeta e que a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para isso. “A proposta é despertar na população um senso de pertencimento ao planeta, elaborando estratégias para despertar a consciência ecológica na nossa região. É preciso que as pessoas se questionem sobre seu papel na melhoria do planeta e na melhoria da qualidade de vida”.

Para Gilson Lima, a maior relevância do evento está em discutir a Semana do Meio Ambiente no contexto do Agreste pernambucano, principalmente, abordando a preservação da Caatinga em Caruaru. “Vamos discutir os desafios para preservar e recuperar o bioma Caatinga e quais as oportunidades que aparecem a partir dessa recuperação. Além disso, teremos uma série de atividades durante a semana e eventos com nossos parceiros, entre eles a Acic, que sempre está com a gente”.

O docente ressalta ainda que, este ano, as crianças também estão sendo envolvidas na programação. “Temos um projeto para atuar na recuperação e preservação da caatinga e escolhemos o Parque Municipal João Vasconcelos Sobrinho, em Serra dos Cavalos, para desenvolver várias práticas de sustentabilidade. A Semana do Meio Ambiente será um evento oficial desse projeto que agora agrega também a Gerência da Primeira Infância, para que as crianças já nos primeiros anos de vida façam parte das ações de educação ambiental que vamos desenvolver”, finalizou.

Interessados em participar ainda podem se inscrever através do endereço: https://www.even3.com.br/semana-do-meio-ambiente-463745/.

Serviço
XII Semana do Meio Ambiente
Sessão solene e mesa redonda Caatinga: Desafios e Oportunidades”
Data: quarta-feira (05)
Horário: 15h
Local: Auditório da Gerência da 1° Infância, no bairro Maurício de Nassau.
Entrada: gratuita