Caruaru foi primeira cidade a receber o encontro do Sebrae Em Rede
Parceiros de longas datas, Acic e Sebrae estreitaram os laços na última quarta-feira (5), em Caruaru. O presidente da Associação, Luverson Ferreira, e o coordenador da Câmara Setorial da Gastronomia, André Teixeira Filho, participaram do Sebrae Em Rede, que apresentou as iniciativas da instituição em favor dos pequenos negócios e o que está previsto para o ano de 2020 na região. Os encontros continuarão sendo realizados ao longo do mês de fevereiro, contemplando as sedes do Sebrae também em Garanhuns, Serra Talhada, Araripina, Petrolina e Recife.
O objetivo da ação é conectar o Sebrae a parceiros estratégicos, atuais e novos, e a Acic fez questão de estar presente. Juntas, as instituições promovem projetos relevantes para a competitividade das empresas da região, a exemplo da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, maior evento do Polo de Confecções do Agreste, do núcleo Acic Primeiros Passos, que capacitou mais de 20 empresas iniciantes sobre planejamento e gestão, no ano passado, e, mais recentemente, do MUDE – Mulheres Empreendedoras e Dinâmicas, evento que contou com a participação de 60 empreendedoras de diversos segmentos.
“O Sebrae tem sido um parceiro de primeira hora. Sem a sua expertise, não seria possível alcançar tantas empresas de maneira tão assertiva. Este ano, a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, que tem o Sebrae como correalizador, completa 15 anos de contribuição efetiva para o desenvolvimento da indústria de confecção local e de todo o Estado. O Sebrae está conosco desde o início nesse e em outros projetos que fazem a nossa economia girar, promovem a qualificação e impulsionam o Agreste”, enfatizou Luverson Ferreira.
A estratégia do Sebrae está ancorada no desenvolvimento dos pequenos negócios por meio da disseminação da cultura da inovação e na incorporação do digital em suas estratégias. “O jeito de fazer negócios mudou, e queremos aproximar os pequenos negócios dessa realidade, que é conectada, digital, móvel e em rede. O objetivo é sensibilizar os empresários em temas como inovação e tecnologia, para que se aproximem de seus clientes, público formado cada vez mais por pessoas conectadas em redes digitais”, destaca o superintendente do Sebrae Pernambuco, Francisco Saboya.
Ao aproximar atores importantes da região, o Sebrae busca fortalecer a relação em rede, extraindo o melhor que cada um tem a oferecer, entregando assim um valor diferenciado aos clientes. “O Sebrae é um agente relevante do sistema estadual de fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento econômico. Ao atuar de forma integrada com outros agentes, podemos influenciar nas macropolíticas que impactam os pequenos negócios no âmbito dos territórios, arranjos produtivos e setores. A ideia de ampliar a rede de parcerias institucionais, acadêmicas e técnicas é mobilizar conhecimentos e competências que a rede detém para complementar e potencializar o atendimento aos empreendedores”, ressaltou a diretora técnica, Adriana Côrte Real.
Roberta Correia, diretora de administração e finanças do Sebrae/PE ressaltou a importância de estar conectado com os parceiros. “Queremos compartilhar com os parceiros o novo jeito de fazer negócio do Sebrae, para desenvolvermos juntos essa estratégia de relacionamento. Sebrae Em Rede é um movimento de aproximação entre o Sebrae e os parceiros”.
Fotos: Wesley Kedmo