Acic e Sebrae dão início à 33ª edição da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana

 em Destaque, Notícias

Evento conta com 130 expositores e espera mais 500 compradores até sexta-feira 

Teve início, nesta quarta-feira (16), no Polo Caruaru, a 33ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP). Esta edição está contando com 130 expositores e espera mais 500 compradores vindos de todas as regiões do País. A expectativa é que o evento movimente R$ 18 milhões em vendas e continue impulsionando a retomada econômica do Polo de Confecções do Agreste. A iniciativa, que seguirá até sexta-feira (18), é realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e correalizada pelo Sebrae.

Para Wamberto Barbosa, coordenador da RNMP, os três dias de evento são importantes para fortalecer o Estado como um destino de compras para o setor têxtil. “Estamos falando de um segmento econômico que fatura cerca de R$ 6 bilhões por ano em Pernambuco e que tem no Agreste sua principal representação. 70% de tudo que é produzido no Estado vem da região e, nesse momento da retomada da economia, é muito importante que eventos como esse aconteçam para fortalecer o setor têxtil”, afirma o coordenador. 

O objetivo das instituições com o evento é que compradores possam conhecer novas marcas, fazer parcerias e fechar negócios com os expositores de vários segmentos da moda: surfwear, streetwear, praia, fitness, modas íntima, femininas e masculina, bebê, infantil e jeans, além de bolsas, calçados e acessórios. Além do evento presencial, a Rodada de Negócios também oferece uma plataforma de marketplace que mantém o ecossistema de vendas ativo durante o ano todo, sendo um canal permanente de comercialização para as marcas locais. 

Eraldo Lopes é representante da Flamboyan, marca do Mato Grosso, e é um dos compradores convidados deste ano. O lojista, que participa do evento desde a primeira edição, acredita que Pernambuco é uma região poderosa no setor têxtil do País. “Estamos sempre correndo atrás de produtos diferentes e preços melhores. Aqui, em Pernambuco, temos um setor pujante de fabricantes de vários segmentos da moda, e é na RNMP que conhecemos os lançamentos, conhecer novas marcas, encontrar produtos de qualidade e levar mais diversidade para outras regiões”, pontua o lojista.

Para a presidente da Acic, Ivania Porto, a Rodada de Negócios traz novas possibilidades para o fortalecimento do Polo de Confecções do Agreste, com empresas empenhadas em melhorar seus produtos, trazendo inovação e criatividade. “O investimento em qualificação prepara os empresários para as vendas, colaborando no desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, do setor de forma geral. A Rodada é o resultado do empenho dos expositores e de instituições que buscam crescimento e melhorias para o Agreste. A gente sabe que esse é um potencial da nossa região que pode crescer cada vez mais e atingir vários lugares do mundo”, afirma.

Outra marca que também está presente nesta edição do evento é a Wave Core, marca caruaruense que já participou de outras edições da feira. “Nosso intuito é conhecer novos clientes, principalmente agora que estamos retornando e percebendo que esse setor tem se aquecido cada vez mais. Acreditamos que a Rodada vai alavancar ainda mais o setor, já que, durante o evento, recebemos muitos clientes de fora. Estamos com uma expectativa muito boa e esperamos conseguir fechar muitas vendas”, ressalta Simone Ribeiro, representante da Wave Core. 

A 33ª RNMP também está contando com um formato especial do Caruaru Moda Mundo (CMM), projeto da Prefeitura de Caruaru, que trouxe seis empresas que já participaram do evento, diferente das outras edições em que as marcas selecionadas pelo projeto participavam pela primeira vez. 

Rodada de Negócios da Moda Pernambucana – É um evento realizado pela Acic e o Sebrae com patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), do Governo Federal, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e do Governo do Estado. A Prefeitura de Caruaru apoia a iniciativa que também conta com a parceria do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE).