Acic é parceira da Secretaria de Políticas para Mulheres no Programa “Rainhas”

 em Destaque, Notícias

Foi lançado, no dia 28 de março, o programa “Rainhas”, pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) com a parceria da Acic Mulher e da Câmara Setorial de Gastronomia da Acic. Com o objetivo de proteger meninas e mulheres, a iniciativa irá oferecer treinamentos para empresários do setor gastronômico, que irão aprender como conduzir situações de violência em seus estabelecimentos, e orientar as empresas participantes a criarem drinks que serão como códigos para que as mulheres peçam ajuda aos funcionários quando se sentirem ameaçadas.

A presidente da Acic Mulher, Carolina Miranda, frisou a importância do projeto para a sociedade em geral. “Muitas mulheres passam por situações de violência e não sabem a quem recorrer, enquanto muitos profissionais trabalham nesses estabelecimentos e não sabem como ajudar. Por isso, o Rainhas busca transmitir informações para tornar esses espaços seguros para todos”, pontuou.

O coordenador da Câmara Setorial de Gastronomia da Acic, Jósimo Soares, reforçou que o núcleo gastronômico está ansioso para adotar a iniciativa. “Quando a gente recebeu esse projeto, abraçamos de imediato, pois sabemos da importância para a nossa cidade. O Rainhas já é um sucesso e tenho certeza que será mais uma ação a favor das mulheres”, disse.

As empresas que adotarem o programa receberão o selo Grande Mestra, que irá identificá-los como parceiros da rede de enfrentamento à violência. A secretária de Políticas para Mulheres de Caruaru, Luana Marabuco, destacou que os bares e restaurantes que desejam participar da iniciativa devem entrar em contato com a SPM ou com a Acic Mulher. “Nesta primeira etapa do projeto, nós vamos oferecer as ferramentas e os instrumentos necessários para que esses estabelecimentos garantam a segurança de suas clientes”, afirmou.

Os bares e restaurantes que participarem do programa Rainhas e que seguirem os Sete Princípios de Empoderamento das Mulheres irão concorrer ao prêmio Empresa Amiga da Mulher, que será entregue pela Secretaria de Políticas para Mulheres no segundo semestre de 2023.