Acic articula reunião com Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e entidades representativas do Polo de Confecções do Agreste
A Acic tem participado ativamente do diálogo com os governos municipal e estadual na busca de soluções para minimizar os efeitos econômicos das ações de isolamento necessárias ao combate do novo Coronavírus. No último dia 30 de março, a Acic articulou, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e demais entidades ligadas ao Polo de Confecções do Agreste, uma reunião, por teleconferência, para discutir a produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelas empresas da região, questões de isenção ou redução tributária e retomada das atividades, após autorização das autoridades sanitárias.
“Conversamos sobre diversos aspectos relacionados à situação atual do Polo de Confecções do Agreste e de como esse ecossistema pode contribuir neste momento difícil, transformando algumas empresas para a produção de EPIs, fortalecendo a iniciativa que já vem sendo tomada por alguns negócios. Além disso, debatemos sobre como será a retomada das atividades no Polo, a partir do momento que a Secretaria de Saúde indicar o término do isolamento social. As entidades, que conhecem mais de perto o dia a dia da região e as empresas, deram suas sugestões sobre esse retorno e todos juntos conversamos sobre como fazê-lo da forma mais segura, no momento certo”, ressaltou o presidente da Acic, Luverson Ferreira.
Dentre os pleitos que estão sendo apresentados pelo empresariado, o principal é a isenção ou redução tributária. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach falou das medidas que estão sendo adotadas e que foram anunciadas nesta quarta-feira (01). Em recente anúncio, o governador Paulo Câmara disse também que o tema será discutido no âmbito nacional, nesta sexta-feira (03/04), também por teleconferência, durante a reunião do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Fazenda – Consefaz.
Participaram representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Têxtil e Confecções, da Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), do Sindicado das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE), da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco (Facep), da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL) e do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do Estado de Pernambuco (Sinditêxtil).