Encontro também discutiu a decisão do Governo Federal sobre zerar a “taxa das blusinhas”
Nesta quinta-feira (14), a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) recebeu, em sua reunião de Diretoria, o assessor especial do Governo de Pernambuco, José Pereira, e o engenheiro e diretor-geral de infraestrutura da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Rodrigo Miranda. Os representantes da gestão estadual apresentaram aos empresários o projeto de revitalização de áreas da Feira de Caruaru, cujas obras devem ser iniciadas ainda neste semestre.
Na ocasião, também esteve presente a contadora, especialista em NR-1 e vice-coordenadora da Câmara de Coaching e Desenvolvimento Humano da Acic, Fátima Nascimento, que abordou a importância da gestão dos riscos psicossociais nas empresas. Abrindo a pauta, o diretor da Acic, Paulo César Valeriano, e o presidente da Associação, Cláuston Pacas, comentaram a decisão do Governo Federal sobre o fim da isenção para compras internacionais de até US$ 50, medida conhecida como “taxa das blusinhas”, e os impactos para os negócios locais.
“Estamos em busca de isonomia. Ou seja, que as condições dadas às empresas chinesas também sejam aplicadas a quem produz aqui no país e contribui com a economia”, afirmou Paulo César. O presidente Cláuston Pacas acrescentou: “Essa medida amplia a desigualdade competitiva para o comércio brasileiro, uma vez que as empresas nacionais seguem submetidas a uma elevada carga tributária, além de custos trabalhistas, operacionais e logísticos”, frisou.
No segundo momento da reunião, José Pereira e Rodrigo Miranda apresentaram à Diretoria o projeto de revitalização da Feira de Caruaru, que contempla intervenções nas feiras de Flores e de Frutas e Verduras. O assessor especial do Governo de Pernambuco destacou a relevância das melhorias estruturais, que incluem, por exemplo, a instalação de novas cobertas, para fortalecer ainda mais o título da Feira de Caruaru como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. “Quando um turista pergunta sobre a cidade, geralmente quer saber do São João e da Feira de Caruaru. Por isso, é de extrema importância aprimorarmos esse espaço para os visitantes e, sobretudo, para as pessoas que trabalham e frequentam o local”, destacou.
Encerrando a reunião, Fátima Nascimento orientou os participantes sobre a Norma Regulamentadora nº1 (NR-1) e os impactos que as empresas que não se adequarem à norma poderão sofrer. A medida exige que as empresas identifiquem, avaliem e controlem os fatores de riscos psicossociais dentro do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). “É fundamental que as empresas estejam preparadas e foquem nos resultados que irão colher com uma equipe mais produtiva. Se o colaborador está satisfeito, trabalhando em um ambiente saudável, o resultado também se traduz na sua entrega”, reforçou a palestrante.





