Veja os comportamentos que põem em risco a contratação do candidato

 em Notícias

Por mais que o candidato se prepare previamente para as perguntas do entrevistador e estude boas respostas, algumas atitudes podem colocar em risco a aprovação no processo seletivo.

Currículo
Os selecionadores foram questionados sobre os itens que consideram mais importantes na hora de analisar o currículo. A maioria, 85,6%, considera mais relevante a descrição das experiências anteriores, seguida de formação acadêmica (56,1%) e objetivo profissional (47,8%).

Falta de interesse
O aspecto considerado mais prejudicial na hora da entrevista é a falta de interesse ou entusiasmo (67%). Segundo a Catho, o candidato também deve ficar atento à sua argumentação e evitar cometer alguns deslizes, como ficar disperso durante a entrevista ou perguntar logo de início sobre o salário e os benefícios.

“A remuneração é importante, no entanto, antes de fazer este tipo de questionamento, o profissional deve mostrar interesse pela oportunidade, pela empresa e pelo trabalho que será realizado”,

Expressão corporal
Não olhar nos olhos durante a entrevista é o comportamento que os recrutadores consideram mais negativo no que se refere à expressão corporal. Foi a opção escolhida por 85,3% dos profissionais de RH. Má postura (70,1%) e braços cruzados (38,5%) completam a lista.

Expressão verbal
O candidato deve tomar cuidado com as gírias, a falta de clareza ao se expressar e com os erros gramaticais. Os comportamentos foram citados como inadequados, respectivamente, por 67%, 55,9% e 51,3% dos entrevistados.

Apresentação pessoal
Para os recrutadores, as mulheres precisam se preocupar com o comprimento das roupas e devem evitar maquiagem pesada. No caso dos homens, as opções reprovadas pela maioria dos entrevistados são o uso de camisetas de time e a barba por fazer, além do uso de roupa informal e excesso de acessórios.
com informações do G1