Mais de cem cavalos da raça Mangalarga Marchador participaram da II Copa de Marcha do Marchador Imperial, evento realizado pelo Haras Vale Imperial e a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), através da Câmara Setorial do Agronegócio, no último dia 11 de fevereiro, na área externa do Polo Caruaru. O evento teve como objetivo divulgar a raça na região que tem grande potencial para o agronegócio.
Durante todo o dia, os animais foram julgados em duas categorias: Marca Batida, quando o apoio diagonal do cavalo é bem maior do que o apoio lateral e o tríplice, ou seja, sobre três patas (estes dois casos acontecem no momento de troca de apoios durante o deslocamento); e Marcha Picada (quando a ocorrência de apoios laterais e tríplices são maiores que a batida, isto é, a permanência nos apoios laterais não ultrapassa os tempos de apoios diagonais).
Cavaleiro durante prova da Copa de Marcha
O organizador do evento, Márcio Mahon, disse que o evento é de importância fundamental neste momento de crise no país: “este evento gera renda para o município, hospedagens em hotel, consumo em restaurantes, negócios, venda de ração e de insumos. É uma forma de termos uma alternativa de crescimento econômico para a região. O Marchador Imperial já é um evento de sucesso. Ele está consolidado como um grande negócio para o município e também para região”.
Numa área de 37 mil m² do Polo Caruaru, foram montados um lounge para os criadores, lanchonete, arquibancada, espaços para a venda de ração e de artigos para montaria e baias para os animais. O coordenador da Câmara Setorial do Agronegócio, Wellington Florêncio, disse que este é um evento de grande porte para a divulgação do Mangalarga Marchador: “esse tipo de cavalo é diferenciado porque é de caminhada, de passeio, diferente dos de vaquejadas. Nós temos em Caruaru um evento da mesma importância dos que existem no Recife, em Limoeiro e em outras cidades como Gravatá. É um legado muito bom para nosso município. Vamos fazer com que cresça cada vez mais.
Para o presidente da Acic, Pedro Miranda, o Mangalarga Marchador serve para atrair as atenções para o agronegócio e para o Turismo Rural: “nossa região é rica nesses dois segmentos, por isso a grande relevância do Marchador Imperial para apresentar as vantagens deste tipo de cavalo. Vale salientar que este evento é o primeiro do calendário 2017 de Marcha do Mangalarga Marchador e a Acic espera que o sucesso dele que se concretiza nesta terceira edição seja a semente de um grande evento de exposição do agronegócio no nosso município.”