ICTS são tema de reunião da Acic com o Governo de Pernambuco
Com o objetivo de executar atividades de pesquisa básica ou aplicada, as Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICT) são entidades da administração pública ou entidades privadas que formam talentos e fomentam a inovação. Pensando nesse potencial, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) promoveu, nesta quinta-feira (01), uma reunião sobre o tema junto com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), ambas do Governo de Pernambuco.
Durante a reunião, os integrantes da Diretoria da Associação puderam tirar dúvidas sobre o sistema de tributação das ICTs, sobre as linhas que podem ser adotadas no desenvolvimento de uma ICT e qual a melhor maneira de adotar esse tipo de instituição. Essas e outras informações foram repassadas para o grupo pelo diretor de Inovação da Secti, César Andrade, e pelo gestor de projetos especiais da Seplag, Hugo Medeiros.
“Foi uma oportunidade muito interessante, principalmente, pela interiorização do diálogo. Temos uma grande densidade de ICTs privadas em Recife, mas, no interior, não temos tantas assim. Então esse tipo de disseminação da legislação de inovação, da política pública de inovação tocando a ICT privada é muito importante. Trata-se de um oceano azul para a iniciativa privada em muitos aspectos”, explicou César Andrade, diretor de Inovação da Secti/PE.
“A Acic está em constante busca por aprimorar sua atuação e usufruir das possibilidades que a tornem, cada vez mais, relevante para o desenvolvimento de Caruaru e da região Agreste como um todo. Por isso, foi uma agenda bastante proveitosa, porque tivemos a oportunidade de estreitar esse diálogo e tirar as nossas dúvidas com quem faz parte do dia a dia das ICTs em Pernambuco. A Associação só tem a ganhar com esse movimento de fortalecimento das suas relações institucionais”, finalizou Newton Montenegro, presidente da Acic.