Em reunião de Diretoria, Acic debate panorama da pandemia e acesso dos micro e pequenos empresários ao crédito
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco (Facep) também participou da agenda, sendo representada por seu vice-presidente Djalma Cintra Júnior
Em reunião ordinária, realizada ontem (11), a Diretoria da Acic dialogou sobre dois pontos importantes no cenário atual: o panorama do coronavírus no Brasil e no Mundo e a atuação do Banco do Nordeste no acesso ao crédito para micro e pequenos empreendedores da região. O ex-secretário de saúde de Caruaru, Francisco Santos, participou remotamente da reunião e trouxe dados da primeira e da segunda onda. Representantes do núcleo de microcrédito do Banco do Nordeste estiveram presencialmente na sede da Associação, tirando dúvidas sobre o trabalho que é desenvolvido na agência de Caruaru em prol do pequeno empresário.
O primeiro momento da reunião foi dedicado ao debate sobre a Covid-19. Francisco Santos avaliou a situação de Pernambuco como um quadro de estabilidade muito frágil que faz com que as pessoas relaxem em relação aos cuidados de biossegurança necessários. Além disso, o ex-secretário de Saúde falou da necessidade de aproximação entre academia e mercado. “Estamos em uma situação delicada. Caso não haja aceleração do processo de vacinação, podemos ter um solavanco em um período de tempo relativamente curto. É preciso conhecer as possibilidades e estar sempre pensando à frente como a Acic está fazendo. O ritmo de disseminação é mais rápido do que o de detecção em nosso País, é preciso que o movimento empresarial se envolva e exija da esfera federal a aceleração do processo de vacinação”, alertou.
Na perspectiva de defender os interessantes da classe empresarial em relação ao acesso ao crédito, especialmente durante a pandemia, a Acic recebeu, em um segundo momento, os gerentes de Agência, Negócios e Negócios das Carteiras MPE do BNB, Tibúrcio Teotônio, Alberto Lúcio e Lucas Patriota, respectivamente, que realizaram uma apresentação institucional. O trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição bancária, que conta como a parceria da Acic, para alcançar mais empresários de Caruaru e região, principalmente os micro e pequenos, e facilitar a aquisição de capital foi destaque.
A presidente da Acic, Ivânia Porto, falou sobre a parceria da Entidade com o BNB que faz parte do compromisso da Associação em ser um agente criador do ambiente de negócios da Cidade. “A trajetória da Acic está ligada a chegada das instituições bancárias em Caruaru. A primeira agência que chegou aqui foi implantada por solicitação nossa, o que comprova que, na trajetória de cem anos, sempre tivemos empresários que pensam para além de seus negócios. Já são dois anos de parceria com o Banco do Nordeste para a realização da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana e essa parceria muito nos orgulha e ampliá-la faz parte das nossas metas para o novo biênio”.
De forma remota, o superintendente estadual do BNB, Pedro Ermídio, além de ressaltar a parceria com a Acic, falou da ampliação do microcrédito no Agreste. “Essa é uma parceria antiga. A cada ano, temos conseguindo avançar em relação aos resultados da agência de Caruaru, que é muito importante para Pernambuco. Só dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que é nossa principal fonte, em 2020, foram quase 100 milhões de reais aplicados por essa agência. Temos um plano forte de expansão do nosso programa de microcrédito na região e isso representa mais recursos distribuídos no mercado, sendo mais de 80% dessas operações vinculadas ao setor têxtil e mais da metade com mulheres, então é uma forma também de inclusão, de aumentar a massa de pessoas ativas que geram renda. Temos confiança no bom futuro dessa aproximação com a Acic”, finalizou.