Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa – Acic contempla categoria com projetos especiais
Negócios desse porte podem se associar com mensalidades a partir de R$ 26
Nesta terça-feira, 05 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Mesmo com os desafios impostos pelo novo coronavírus, a categoria tem motivos para celebrar. Segundo levantamento do Sebrae, o número de abertura de pequenas empresas bateu recorde no primeiro semestre de 2021 e foi o maior desde 2015. A Acic vem atuando para fortalecer empresas de menor porte em Caruaru com o desenvolvimento de ações e projetos de capacitação que incentivam a criação de novos negócios e favorecem a manutenção dos que já existem na cidade. Entre eles, destaque para o Núcleo Primeiros Passos e a Escola de Negócios Acic.
“As micro e pequenas empresas respondem pela maioria dos negócios no nosso País. Com a pandemia, esse número foi ampliado, já que muitas pessoas viram no empreendedorismo uma saída para o fechamento de muitos postos de trabalho. A Acic tem pensado nesses negócios cada vez mais ao longo dos anos e, a partir da observação da dificuldade de empresas de menor porte se manterem, criou o Núcleo Primeiros Passos que qualifica as novas marcadas em pontos que são fundamentais para a competitividade e a sobrevivência no mercado”, explica a presidente da Acic, Ivania Porto.
O projeto, que se tornou um núcleo setorial, coloca à disposição de microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas (MEs), com até cinco anos de fundação, consultoria qualificada com orientações e capacitações que ampliam as chances de uma nova marca se estabelecer no mercado. Os participantes, que podem ser de qualquer ramo de atividade, são orientados sobre temas como mídias sociais como ferramenta de vendas, gestão financeira, oratória, comportamento empreendedor, entre outros.
“O Primeiros Passos é resultado de mais uma parceria exitosa entre Acic e Sebrae, que tem outro case de sucesso que é a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana. Criada em 2019, a iniciativa já desenvolveu mais de 50 empresas, nos últimos dois anos. É um projeto para quem deseja, realmente, dar um salto no seu negócio e transformar completamente sua carreira profissional”, explica o presidente do Núcleo, Allyson Hildegard. A incubação dura seis meses e depois os participantes estão aptos a migrar para outras câmaras ou núcleos que representem seu segmento.
Já a recém lançada Escola de Negócios Acic oferece mais de mil cursos rápidos para crescimento e aperfeiçoamento em diversas áreas com preços acessíveis. As capacitações acontecem em formato virtual e tem como um de seus diferenciais o Portal do Aluno, onde os participantes podem ter acesso a todas as aulas e entrar em contato com os professores para tirar dúvidas. Além disso, um programa de interatividade pontua os participantes e cria um ranking para que os estudantes e profissionais possam ser reconhecidos em um sistema de gamificação.
“A Escola de Negócios é voltada para que as pessoas que têm interesse de crescer profissionalmente possam se capacitar e se atualizar, galgando melhores ocupações profissionais no mercado de trabalho e fortalecendo suas empresas. O sistema utiliza uma metodologia diferenciada, focada na interatividade, que inclui slides, jogos de interação, exercícios de fixação e vídeos explicativos, e todos os cursos terão certificados reconhecidos pelo Ministério da Educação”, finalizou a diretora executiva da Acic, Carolina Campos.