Desempenho Setor Imobiliário e Construção Civil

 em Acic na Tela, O Caminho da Recuperação

Apesar do impacto econômico negativo causado pela pandemia do covid-19, o mercado imobiliário segue aquecido em todo Brasil. Esse movimento é explicado pelo nível baixo das taxas de juros de financiamentos habitacionais e por novas alternativas que podem facilitar o financiamento.

Em Caruaru, no mês de abril de 2020, houve um aumento de 21%, aproximadamente, em relação ao mesmo mês do ano anterior, em financiamentos imobiliários. O volume chegou a R$ 1,276 bilhões, em Caruaru, segundo dados do Banco Central.

Oportunidades para o Consumidor

Juros Baixos

Desde 2019 a taxa de Juros Selic, que serve como referencia para o Sistema Financeiro Nacional, tem sofrido diversos cortes, e se encontra no patamar de 2%, definido na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). Essa sequência de reduções tem impactado nas taxas de juros de financiamento de imóveis.

Entre os cinco principais bancos no mercado, a taxa de juros mínima para financiamento de imóveis, encontra-se entre 6,5% a 8% ao ano. Em 2016, a taxa mínima estava em um patamar a partir de 10% ao ano.