Desempenho do Comércio Varejista

O comércio varejista apresentava situação estável nos últimos anos, logo após período de crise econômica. A partir de março a pandemia passou a impactar fortemente os diversos setores da economia, dentre eles o setor do Comércio.

No Brasil, o varejo acumula no ano uma variação positiva de 0,1%(Índice de receita nominal de vendas do comércio varejista – IBGE), em relação ao mesmo período do ano anterior. Em Pernambuco, no acumulado até junho, o índice aponta uma variação negativa de (-5,1%), em relação ao mesmo período do ano anterior. Indicando o desafio que a região enfrentará já no próximo semestre.

Quando analisado o Setor do Varejo Ampliado, que inclui o segmento de automóveis, a contração é ainda maior. Em Pernambuco, no acumulado até junho, o Índice de receita nominal de vendas do comércio varejista, apresenta uma variação negativa de (-8,7%) em relação ao mesmo período do ano anterior.

Porém há sinais de recuperação. Ainda em junho a variação positiva, em relação a maio, foi de 9,7% e 14,8% quando considerado o setor ampliado. Sinalizando uma tração de recuperação.

Dados referentes a arrecadação municipal de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) expõe o impacto no Setor de Comércio em Caruaru. No primeiro mês de execução das medidas de isolamento, a arrecadação no município caiu -23,58%, em relação a março de 2019. No mês de abril a queda foi -44,21% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Fonte Caged/Ministério da Economia

 

A partir de maio (-32,99%) e junho (-4,87%) os dados apresentam sinais de recuperação na arrecadação. Retomando a níveis de arrecadação anterior à crise.