Campanha de Prevenção das Doenças de Mama é realizada pela Acic e Centro de Diagnósticos Manoel Florêncio

 em Destaque, Notícias

Durante todo o evento, que acontecerá no 5º piso do Shopping Difusora, a estimativa é que mais de 10 mil atendimentos sejam realizados

A saúde é um bem tão precioso que merece toda atenção. É com esse pensamento que, por mais um ano, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e o Centro de Diagnósticos Manoel Florêncio realizam a 11ª Campanha de Prevenção das Doenças de Mama. Este ano, o evento acontece entre os dias 13 e 19 de outubro, das 9h às 19h (de segunda a sexta), das 9h às 17h (sábado) e das 9h às 18h (domingo), no 5º piso do Shopping Difusora. Muitos serviços ligados ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama serão oferecidos de forma gratuita à população.

O diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura. Dessa forma, esse é o grande objetivo do evento. “A mulher deve estar sempre atenta a qualquer mudança no seu corpo. E com o câncer de mama, o autoexame é a primeira forma de constatar que existe algo fora do normal. Porém, isso não supre a necessidade da realização de uma mamografia. A indicação é que o exame seja feito uma vez por ano. Esse acompanhamento é o que vai garantir que possíveis casos de câncer sejam identificados antes”, alerta o médico Manoel Florêncio.

Na Campanha de Prevenção das Doenças de Mama, a expectativa é que sejam realizados cerca de 1.200 atendimentos por dia, o que gera mais de 10 mil atendimentos durante toda a semana. “Nossa equipe está preparada para fazer, em média, 400 mamografias e duas mil ultrassonografias durante os cinco dias de evento”, afirma o médico Manoel Florêncio. Só para se ter ideia da grandiosidade do evento, em 2018, foram realizados mais de nove mil atendimentos. No total, foram diagnosticados 14 casos de câncer.

Além de identificar possíveis casos, a Campanha de Prevenção das Doenças de Mama também presta encaminhamento para os casos durante o evento. “Triagens e encaminhamentos também estão na lista de serviços realizados para as pacientes que precisarem. Sendo assim, elas têm acesso a exames e tratamentos específicos que vão atuar diretamente na resolução do problema. Todas essas ações são para evidenciar o Outubro Rosa, mês temático que faz com que as mulheres lutem contra o câncer de mama”, enfatiza Manoel Florêncio.

A 11ª Campanha de Prevenção das Doenças da Mama é correalizada pela TV Asa Branca e a CBN Caruaru. As marcas Núcleo Gráfica Digital, Intertotal, Shopping Difusora, Certec, Gráfica Pontual, K-9 Produções, WebPic Soluções para Indústria de Confecções,  Infornetwork, Camel, Discamed, Duplo C Eventos Corporativos e Sílvia Pessôa Arquitetura e Urbanismo patrocinam a iniciativa que conta com o apoio do Centro Universitário UniFavip | Wyden, Centro Universitário Tabosa de Almeida Asces- Unita, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), da Liga Acadêmica de Cancerologia do Agreste de Pernambuco (Lacape) e da Prefeitura de Caruaru, através das secretarias de Saúde, Educação e de Políticas para as Mulheres e da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra).

O câncer de mama no Brasil

O câncer de mama é hoje um relevante problema de saúde pública. De acordo com as últimas estatísticas mundiais do Globocan 2018 (BRAY, 2018), foram estimados 2,1 milhões de casos novos de câncer. No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres. Só na região Nordeste, a estimativa é que sejam identificados 4.730 casos só neste ano. A capital com maior número de casos é Fortaleza, com 1.410, seguido de Salvador, com 1.020. Pernambuco fica na terceira colocação, com 770 casos identificados. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

XI Jornada de Mastologia de Caruaru

Antecedendo a campanha, o Centro de Diagnósticos Manoel Florêncio e a Sociedade Brasileira de Mastologia (Regional de PE) promovem a 11ª Jornada de Mastologia de Caruaru, no dia 12 de outubro, das 8h às 18h, no Teatro Difusora. Na programação, uma vasta agenda de palestras e workshops voltados para profissionais de saúde. Entre eles, médicos, residentes, estudantes de medicina, enfermeiros e técnicos de radiologia. O foco das discussões são os assuntos relacionados ao meio médico, assim como as novas tecnologias para diagnóstico de doenças e também tratamentos.

“O evento possibilita a discussão de novos conceitos sobre o câncer de mama, desde o diagnóstico, passando pelo tratamento, até a cura do paciente. Tudo baseado na forma menos traumática. Novas tecnologias, como a Tomossíntese, exame de imagem que possibilita a análise mais minuciosa da mama, também será um dos assuntos discutidos”, informa o médico Manoel Florêncio.

As inscrições para a XI Jornada de Mastologia de Caruaru, que conta com o apoio da Acic, da Sociedade de Medicina de Caruaru e do Laboratório Herbarium, podem ser realizadas na Clínica Manoel Florêncio, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, 834, no bairro Maurício de Nassau. Estudantes e residentes não pagam nenhuma taxa, mas é necessário apresentar comprovação de vínculo com instituição de ensino e ter efetuado as inscrições antecipadamente.

 

Confira a programação completa para a XI Jornada de Mastologia de Caruaru:

 

Sábado, 12/10

Abertura – Presidente da Sociedade de Medicina de Caruaru: Dra Guacyra Pires

 

Conferências: 8h às 8h15: Dra Ana Paula Francisqueti (SP)

Vantagens da Tossíntese na Mamografia

 

Mesa Redonda: Patologia Benigna Mamária

Moderador: Dr Marcos Almeida

Debatedores: Dr Guilherme Figueira/Dra Nancy Ferreira/Dr Adevan Lura

8h15 às 8h30 – Dor Mamária. O que fazer? – Dr João Esberard

8h30 às 8h45 – Doenças Mamárias no Período Lactacional – Dra Tereza Cristina

8h45 às 9h – Fístula Mamária. Qual a Melhor Conduta? – Dr Aristóteles Diniz

9h às 9h15 – Patologias Mamárias no Homem – Dra Cinthia de Jesus

9h15 às 9h30 – Debate

9h30 às 10h – Coffee-Break

 

10h – Mesa Redonda – Câncer de Mama e Terapia Adjuvante

Moderador: Dr Selem Asmar

Debatedores: Dr Carlos Laerson/Dr Alexandre Sales/Dr Tiago Mariz

10h às 10h15 – Cirurgia Conservadora da Mama Pós QT Neoadjuvante? Dra Isabella Figueiredo

10h15 às 10h30 – Abordagem Auxiliar ainda é Fundamental para Decisão do Tratamento Sistêmico? – Dr José Peixoto

10h30 às 10h45 – Quando indicar a Radioterapia após Resposta Patológica Completa  – Dr Diego Rezende

10h45 às 11h – Oncogenética – Dra Cristina Tavares

11h às 11h15 – Qual a melhor estratégia para tumores iniciais do tipo HER-2 positivo ou triplo negativo? – Dr Eriberto Marques Júnior

Toxidade Hermatológica no tratamento do câncer de mama – Dr Pedro Paulo Medeiros

Debate: 11h15 às 11h30

 

Imagenologia

Moderador: Dr Manoel Florêncio

Debatedores: Dra Jeane Campos/Dr Francisco Cavalcanti Júnior

14h às 14h15 – Ultrassonografia para rastreamento nos dias atuais: isolada ou complementar? Dr Manoel Felipe

14h15 às 14h30 – Calcificações: Quando reduzir o recall? – Dr Alcides Ferreira

14h30 às 14h45 – RM Mamária em pacientes de alto risco. Quando indicar? – Dr Daniel Rocha

14h45 às 15h – PET CT. É importante no rastreamento? – Dra Sandra Lima

15h às 15h30 – Debate

15h30 às 16h – Coffee-Breack

 

16h – Mesa Redonda – Oncoloplastia e Reconstrução Mamária

Moderador: Dr Paulo Couto

Debatedores: Dra Cláudia Nóbrega/Dra Libelina Mota

16h às 16h20 – Mastectomia preservadora de pele – Dr Carlos Caiado

16h20 às 16h40 – Reconstrução com implantes ou expansores, quando indicar? – Dra Vidiana Sampaio

16h40 às 17h – Evolução da reconstrução mamária. O que há de novo? – Dr Darley Filho

17h às 17h20 – Utilização de retalhos miocutâneos na reconstrução mamária – Dra Ana Beatriz

17h20 – Debate

17h30 – Encerramento