Autoridades prestigiam abertura da 28ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana
O projeto de maior longevidade no Polo de Confecções do Agreste chegou a sua 28ª edição. Para marcar o início de mais uma Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, ontem (31), a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) promoveu uma solenidade oficial de abertura que contou com a presença de autoridades municipais e estaduais e de representantes de instituições parcerias da iniciativa.
As boas-vindas foram dadas pelo presidente da Acic, Luverson Ferreira, que destacou a importância do evento para o desenvolvimento da região. “Este é um novo momento de reconhecimento dos parceiros que têm visto o interior e o nosso Polo de Confecções como algo relevante. São instituições e órgãos que compõem, preocupam-se e valorizam a cadeia têxtil”, ressaltou. Ele falou ainda sobre o crescente alcance do projeto. “Temos pensado muito sobre o futuro da Rodada de Negócios e do próprio Polo de Confecções. É papel da Entidade está atenta a toda movimentação, desde a confecção sendo produzida até o que está acontecendo no mundo, e, principalmente, as novas formas de conduzir a economia, para assim pode adaptar o evento às novas necessidades do cliente”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, reforçou o apoio do governo do Estado ao evento. “São 14 anos de evento e tenho a oportunidade de estar aqui pela primeira vez. Tenho andando pelo Estado para conhecer cada cadeia produtiva para que possamos, de forma estruturada, estabelecer um diálogo organizado com o setor produtivo, entender as potencialidades de cada região e melhorar o ambiente de negócios. Por isso, não poderia deixar de vir para Rodada de Negócios. Estamos juntos e só assim poderemos promover mais trabalho e mais futuro para o povo de pernambucano”, afirmou.
A diretora técnica do Sebrae, Roberta Correia, enfatizou a correalização da entidade privada desde o início do projeto. O Sebrae faz parte da Rodada há 14 anos e se compromete a continuar formando e capacitando os expositores para que seja cada vez mais exitosa. Em um polo de moda no interior de Pernambuco com mais de 18 mil empresas, trazer 500 compradores e fazer o desenvolvimento de um território é um ação transformadora. O grande diferencial são as pessoas empreendedoras que tem uma visão além do alcance. Hoje, estamos aqui com 100 empresas que foram trabalhados desde a formação até a participação nesse grande evento e temos um projeto de trazer mais empresas e ratificar nossa contribuição com o desenvolvimento do Polo de Confecções do Agreste.
O vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, evidenciou o projeto Caruaru Moda Mundo, do governo municipal em parceria com a Acic e o Sebrae, que trouxe 10 empresas que estreantes no evento, após um período de consultoria especializada. “O Caruaru Moda Mundo é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que começamos a desenvolver na edição anterior. Cadastramos dez empresas que foram capacitadas, através de mentorias, e, hoje, estão aqui apresentando e comercializando seus produtos. A procura de novas empresas pelo projeto já está grande e estamos felizes em poder participar de uma iniciativa tão grandiosa de forma direta, na certeza de que a Rodada de Negócios está sempre evoluindo”, disse.
A Rodada de Negócios da Moda Pernambucana está sendo realizada até sexta-feira (02), das 9h às 18h, e a expectativa em negócios é de um montante de R$ 20 milhões. Esta edição registra um aumento de 25% no número de expositores. 161 marcas de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Bahia dos segmentos surfwear, streetwear, praia, fitness, moda íntima, bebê, infantil, jeans, modas feminina e masculina, além de bolsas, calçados
e acessórios, apresentam suas peças para temporada primavera/verão, em seis mil metros quadrados montados especialmente para o evento. Cerca de 500 compradores do varejo nacional foram trazidos para Caruaru para fechar negócios com as empresas participantes.
O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), do Governo Federal, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e do Governo do Estado e com o apoio da Prefeitura de Caruaru. O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e o Sindicado das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE) são parceiros.