Acic volta a defender pleitos da classe empresarial, durante reunião da Alepe
Encontro da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo (CDET) aconteceu de forma remota
Demandas da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) voltaram a ser apresentadas – a convite do deputado Erick Lessa, na tarde dessa quarta-feira (13), durante reunião ordinária remota da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo (CDET), da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
As pautas da classe empresarial sobre os eixos da saúde e economia, diante da pandemia do novo coronavírus, já tinham sido discutidas anteriormente, na terça-feira (12), com o deputado estadual Erick Lessa, presidente da CDET. A Comissão desempenha um papel de interlocução com vários segmentos sociais e o governo do Estado.
No cenário da saúde, a entidade de classe levantou questionamentos sobre o aumento das unidades de terapia intensiva (UTI) no Estado e no município, a produção de máscaras e de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a interiorização da saúde, além da melhoria da infraestrutura hospitalar para os próximos 15 ou 20 anos. Em relação ao cenário econômico, foram questionados a liberação para a retomada do setor de construção civil, em virtude do decreto presidencial, projetos para o retorno das atividades, o monitoramento dos recursos aplicados no combate à pandemia, a cobrança de energia para empresários de pequeno porte e ações pensadas especificamente para pequenas e médias empresas.
Sobre a retomada das atividades do ramo de Construção Civil, a entidade de classe defendeu que o risco de contágio pelo novo coronavírus será minimizado, caso o setor seja liberado para funcionar no Estado, uma vez que cerca de 80% dos profissionais do ramo, em PE, possuem veículo próprio.
Ainda durante a reunião, o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Bruno Schwambach, disse que um Plano de Convivência com a Covid-19 está sendo desenvolvido e inclue um protocolo de funcionamento de diversas atividades econômicas. Mas, ainda não há uma data prevista para o início da flexibilização para retomada dessas e outras atividades em Pernambuco. Ele destacou que a projeção para os próximos meses é de queda na economia do Estado.
O encontro foi presidido pelo deputado estadual Erick Lessa e contou com a participação do secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, e de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach. Os dois integram o grupo de trabalho do Estado que traça estratégias acerca do retorno das atividades após a pandemia. Também participaram o prefeito de Toritama, Edilson Tavares, e os deputados Antônio Moraes e Roberta Arraes, presidentes da Comissão de Administração Pública e de Saúde, respectivamente.