Associação e Dom José Ruy dialogaram sobre a boa relação da Acic com a Igreja Católica
A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) recebeu, pela primeira vez, o novo bispo da Diocese de Caruaru, dom José Ruy, no dia 31 de outubro. Acompanhado do chanceler Pe. Renan Sebastião e do monsenhor Olivaldo Pereira, o sacerdote fez uma visita pelas dependências da Acic, antes de se reunir com diretores e conselheiros. Entre os destaques do encontro, as ações do centenário da Associação.
Presidente do Conselho Superior Deliberativo, Severino Montenegro, fez uma breve apresentação da biografia do novo bispo que é natural de Feira de Santana (BA). O presidente da Acic, Luverson Ferreira, mostrou um pouco da história centenária da Entidade para o novo cidadão caruaruense e destacou a importância da parceria com a Igreja, ao longo dos anos, para o fomento do desenvolvimento da cidade. “Continuaremos com uma excelente condução da Diocese de Caruaru. Como Associação, empresa e Igreja, compartilhamos dos mesmos desafios que o mundo impõe. Nosso intuito é promover o crescimento de Caruaru, da região e, principalmente, das pessoas que fazem parte desse contexto. As instituições religiosas são fundamentais nesse sentido e nos colocamos à disposição de Dom José Ruy”, enfatizou Luverson Ferreira.
A importância da participação da Igreja no cotidiano da cidade foi destaque também da fala do presidente da Comissão do Centenário da Acic, Bernardo Barbosa. “Nesses 100 anos, registramos em muitas oportunidades a presença da Igreja na inspiração dos projetos que são desenvolvidos pela Associação. Hoje, ela está mais fora de seu ambiente físico e participante de tudo aquilo que diz respeito à sociedade. Com a chegada de dom José Ruy, esperamos que a Bahia nos presentei com um bispo que esteja presente em todos os momentos da nossa cidade, cuidando da fé em primeiro plano que é uma inerência propulsora de toda capacidade humana de fazer as coisas”, disse.
Dom José Ruy ressaltou o empreendedorismo como um dom divino que promove o bem-estar social. “Quero agradecer por esta oportunidade de estar aqui com vocês, partilhando dessa mesa que tem uma dupla função: integrar e, ao mesmo tempo, promover. Eu quero reinterar meu compromisso com aquilo que toda sociedade de Caruaru e toda Diocese espera, em suas 19 cidades, um bispo que seja de fato alguém que venha promover a fé e estreitar os laços de cada um de nós com Deus. É necessário que tenhamos a fé para nos darmos conta de que esse entusiasmo para empreender, para negociar, planejar e até mesmo para sonhar vem de Deus”.
O religioso ainda acrescentou que será um marco que seu episcopado em Caruaru seja no período em que a Acic completa cem anos. “Na Associação Comercial da Bahia (ACB), tive amigos empresários, sem abrir mão jamais da minha identidade fransciscana, e estive sempre ali como um promotor da fé na associação mais antiga do Brasil. Ali, pude constatar, perceber e admirar pessoas empreendedoras que não apenas visavam o aspecto financeiro, mas, sim, um bem muito maior, o social. Alegra-me o fato de não apenas ser o bispo de Caruaru, mas de ser, no próximo ano, com vocês, o bispo do centenário da Acic”, finalizou.
Dom José Ruy recebeu das mãos de Severino Montenegro e de Bernardo Barbosa o livro “Terra de Oportunidades – A contribuição da Acic para o desenvolvimento de Caruaru e região”, uma das ações comemorativas dos 90 anos da Associação.
Dom José Ruy
A posse canônica como bispo da Diocese de Caruaru aconteceu no mês de setembro. Dom José Ruy tem 52 anos e é pós-graduado em teologia moral. Fez seus votos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1988 e foi ordenado padre em 1993. Atuou em Salvador-BA e foi ministro provincial e vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil. Em 7 de setembro de 2012, Dom José Ruy foi ordenado bispo e assumiu a Diocese de Jequié-BA.