ACIC

Grupo originou a Acic Mulher, que representa a participação feminina no mundo corporativo

O dia 09 de maio tem um significado especial para a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic). Foi nesta data que, há 30 anos, a Instituição fundou o Núcleo Especial da Mulher Executiva (Neme). A posse do Neme marcou não apenas a inclusão das mulheres no dia a dia da Associação, que é a maior do Norte e Nordeste do país, como também representou o início da preocupação e contribuição da Entidade com o fomento ao empreendedorismo feminino no município e na região.

O Neme teve como primeira presidente a empresária Lúcia Pimentel. O núcleo promoveu ações sociais e de saúde, sessões de cinema e debates sobre o espaço das mulheres no mercado de trabalho que, naquela época, encontrava ainda mais desafios do que hoje. “As pioneiras do Neme são fonte de inspiração para as mulheres que integram a nossa Associação hoje. Partiu delas a luta por esse espaço que hoje só cresce dentro da Acic e que gera importantes frutos com a realização de eventos como o MUDE – Mulheres Dinâmicas e Empreendedoras e o Mulheres que Inspiram”, defende a atual presidente da Acic Mulher, Ana Paula Tavares.

Ana Paula Tavares destaca ainda que o papel da Associação é contribuir para o desenvolvimento pessoal das mulheres e sobretudo ser um agente de representatividade. “Dentro da Acic Mulher, trabalhamos muito o desenvolvimento pessoal e profissional das empresárias, fortalecendo e valorizando seu posicionamento na sociedade. Além disso, somos instrumentos de representatividade e, por isso, buscamos valorizar, capacitar e auxiliar as mulheres dentro do associativismo para o mercado de trabalho”, pontua a empreendedora.

O resultado de um longo trabalho de valorização e de abertura, que teve início com o Neme, pode ser visto na atual gestão da Acic que, pela primeira vez na história, é presidida por uma mulher. Em 2020, no ano do centenário da Entidade, a professora e empreendedora Ivania Porto tomou posse da presidência. “Ser a mulher que ocupa esse cargo pela primeira vez simboliza as mudanças que a nossa sociedade vem passando. Tem sido uma oportunidade de potencializar a voz das milhares de mulheres que fazem parte direta e indiretamente da economia de Caruaru e da região e reforça a importância de mais mulheres se fazerem presentes nesses ambientes de liderança, para que esses caminhos estejam sempre abertos para elas”, afirma Ivania Porto.