ACIC

Acic e Sebrae, realizadores do evento, já anunciam a próxima edição para os dias 03, 04 e 05 de agosto

A 33ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP), realizada de 16 a 18 de março, representou bem as expectativas geradas para 2022 na cadeia têxtil e de confecções do estado, confirmando o momento de retomada da atividade apesar das incertezas externas. Em comparação a mesma edição do ano anterior, o evento registrou um aumento no número de expositores de 45% e de faturamento em cerca de 95% em relação à 31ª edição, também da temporada outono/inverno.

A presidente da Acic, Ivania Porto, comemorou os resultados. “A Rodada de Negócios pode ser resumida em duas palavras: desafio e agradecimentos. Em 2020, tivemos que enfrentar o desafio da pandemia, o que a gente pensou que seriam dois meses se transformaram em dois anos, e esse desafio está sendo vencido diariamente. Estamos vencendo graças a todos os empresários, a todos os associados da Acic, ao Sebrae, às parcerias locais e estaduais e a todos os conselheiros que em nenhum momento pensaram em não realizar o evento. Minha homenagem maior é para o empresário que, mesmo com todo o cenário, investe, compra e acredita”, afirmou Ivania.

O coordenador do evento, Wamberto Barbosa, acredita que os números demonstram claramente a chegada de um novo momento para o setor. “Dentro de uma nova realidade de mercado, onde hábitos de consumo foram revistos e novos canais de fornecimento são experimentados, a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana se coloca como a mais importante vitrine para os produtos produzidos em nosso estado, gerando grandes oportunidades aos empresários pernambucanos da cadeia têxtil e de confecções no fortalecimento de parcerias com o varejo nacional, além de reafirmar Pernambuco como importante destino de compras de moda para o varejo nacional”, enfatizou.

Eraldo Lopes é representante da Flamboyan, marca do Mato Grosso, e é um dos compradores convidados deste ano. O lojista, que participa do evento desde a primeira edição, destacou a importância do evento no setor têxtil do País. “Estamos sempre correndo atrás de produtos diferentes e preços melhores. Aqui, em Pernambuco, temos um setor pujante de fabricantes de vários segmentos da moda e é na RNMP que conhecemos os lançamentos e novas marcas, encontramos produtos de qualidade e levamos mais diversidade para outras regiões”, pontuou o lojista.

Para João Darru, presidente do Sindivest e representante do Sebrae e da Fiepe, a parceria entre Sebrae e Acic é fundamental nesse contexto e é um reflexo de um desejo mútuo de ajudar no desenvolvimento econômico da região. “A grande competência do Sebrae é formar parcerias com entidades que se complementam, como é com a Acic. A missão do Sebrae é se colocar como parceiro dos pequenos negócios de Pernambuco, promover a competitividade, o desenvolvimento das empresas, e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia do nosso estado. O resultado desse trabalho podemos ver nos dados sobre o evento. O Sebrae apoia a Rodada de Negócios, ao mesmo tempo que reconhece o esforço e trabalho para realizar um trabalho tão exitoso”, ressaltou João Darru.

A secretária de desenvolvimento econômico de Pernambuco,  Sidia Haint, expressou a importância do evento para o desenvolvimento econômico do Agreste e de Pernambuco.  “Estamos vendo as pessoas voltando a consumir e vender, são em eventos como esses que nós estamos apostando para ganhar novamente espaço e poder repercutir em números a importância do setor. Não tem como negar a relevância da rodada, sobretudo nesse momento de retomada econômica por conta da pandemia que ainda estamos vivendo. Ver essa rodada acontecendo presencialmente, com pessoas de todo o Brasil, demonstra a grandiosidade do setor não só para o estado, mas, também, para o cenário nacional”, ressaltou a secretária.

Além da parceria do Sebrae, a 33ª RNMP também contou com um formato especial do Caruaru Moda Mundo (CMM), projeto da Prefeitura de Caruaru, que trouxe seis empresas que já participaram do evento. “Nós temos uma única certeza, nós só saímos desse momento difícil com solidariedade. O arranjo produtivo da economia têxtil em Pernambuco gera emprego e renda para o nosso povo, é indiscutível o papel de importância da feira para nossa região. E o exercício de solidariedade que Ivania junto a Acic e o Sebrae vem fazendo, discutindo, lutando e buscando maneiras de melhorar, capacitar e investir, é o principal sinal de que precisamos continuar acreditando, sobretudo, trabalhando”, afirma Raquel Lyra, prefeita de Caruaru.

33ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana – É um evento realizado pela Acic e o Sebrae com patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), do Governo Federal, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e do Governo do Estado. A Prefeitura de Caruaru apoia a iniciativa que também conta com a parceria do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE).