103 anos a serviço do associativismo

 em Destaque, Notícias

Hoje, a Acic celebra seus 103 anos de fundação com uma rica contribuição em prol do desenvolvimento de Caruaru. Ao longo desse tempo, fazendo história no associativismo, firmou-se como a maior associação do Norte e Nordeste do País. Desde a sua fundação, em 1920, a Associação tem fortalecido todos os setores da economia em Caruaru e região, através dos serviços que disponibiliza para os seus associados, dos eventos que promove e da defesa de interesses da classe que representa, sendo referência para entidades de todo o Brasil.

Nas últimas décadas, em movimento ascendente e contínuo, a Acic vem se modernizando e se adequando aos novos cenários e conjunturas tanto locais quanto nacionais. Atualmente, a Diretoria é composta por 21 integrantes, todos empresários atuantes dos diversos segmentos, além do Conselho Superior Deliberativo, composto por 17 integrantes, os três núcleos especiais – Acic Jovem; Acic Mulher e Acic Primeiros Passos e as 21 Câmaras Setoriais, que dão suporte à Diretoria, através de um calendário de ações e eventos importantes do ponto de vista econômico (feiras segmentadas) e social, a exemplo campanhas médicas nas áreas preventivas.

Com profissionalismo, vem implantando uma profunda renovação na sua estrutura física e organizacional, ampliando o rol de serviços e ações, com o objetivo de tornar-se cada vez mais dinâmica e com assistência aos seus associados nos mais variados segmentos – comércio, serviços, indústria e profissionais liberais.

Origens

Foi no início do século XX, quando Caruaru despontava como uma das cidades mais promissoras de Pernambuco, destacando-se no interior por seu potencial econômico, principalmente no segmento do comércio, com sua feira já conhecida em todo o Nordeste, atraindo compradores da região. Nesse cenário, Manoel de Freitas, um empreendedor de sucesso, viu a necessidade de unir a classe e,
liderando um grupo de comerciantes, fundou, em 1920, a Associação Comercial de Caruaru – ACC.

Com o passar dos anos, Caruaru cresceu ainda mais, junto com o segmento da indústria, que também encontrou abrigo na entidade, assim, a
ACC passou a se chamar Associação Comercial e Industrial de Caruaru – Acic, a partir de 1979, cuja sigla se firmou como uma marca de sucesso e liderança, ao ponto de ser mantida, mesmo após a última mudança em sua nomenclatura, quando passou a denominar-se, em 2010, de Associação Comercial e Empresarial de Caruaru.

Grandes nomes do comércio, da indústria e até da política integraram os seus quadros, da Presidência aos demais cargos da Diretoria, o que
só contribuiu para que a Acic conquistasse o respeito e a solidez que perduram até os dias atuais.

Renovação

A força da Associação fez despertar nos jovens empresários de Caruaru o desejo pelo associativismo. Assim, em 1994, durante a gestão do presidente José Leite Galvão (1994-1995/1996- 1997), surgiu o Núcleo Especial de Jovens Executivos – Neje, hoje Acic Jovem, que teve como seu primeiro presidente, Andrerson Porto. “A formação do grupo era um desejo nosso, mas também uma determinação da Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB de que cada entidade deveria implantar um núcleo jovem com o objetivo de garantir a renovação de seus quadros sociais. Assim, formamos o Neje com 13 empresários. Hoje, a Acic Jovem mantém o objetivo primeiro daquele grupo inicial que é o de reunir as novas gerações de empresários em prol do crescimento coletivo e do desenvolvimento econômico e social de Caruaru e região”, ressalta Andrerson, atualmente presidindo o Conselho Superior Deliberativo da Acic.

Passados mais de um século, seu potencial, construído com muito afinco por gerações deempresários, é reconhecido em todo o Brasil. Hoje, conta com mais de 1600 associados e é referência para outras entidades congêneres da região, inspirando-as em suas atividades cotidianas, voltadas ao empreendedorismo e ao associativismo.

Memória

Inaugurada em 1936, a histórica sede da entidade é hoje, um patrimônio da cidade, ainda que tenha sido reconstruída e modernizada, integrou-se à paisagem local como referência e tem sido protagonista de vários eventos importantes, inclusive para a história de Caruaru. No local, está preservada parte desse legado histórico, através do Memorial Acic, que conta com fotos, documentos e objetos remanescentes da entidade, e da Cápsula do Tempo, invólucro contendo também registros documentais, dados relevantes e uma variedade de itens de natureza diversificada, para além da história da entidade. A cápsula será aberta em 2070, no ano do Sesquicentenário da Acic. Ambos os equipamentos foram instituídos em 2010, durante as comemorações dos 90 anos da entidade.

Também na sede, constam as galerias fotográficas oficiais de ex-Presidentes e Sócios Beneméritos. Todo esse acervo encontra-se
à disposição para visitação, não apenas de associados, mas, também da comunidade em geral.

No site oficial da entidade, encontra-se disponível a versão digital do livro Terra de Oportunidades – a contribuição da Acic para o desenvolvimento de Caruaru e região, das jornalistas Moema Duarte e Carolina Miranda, lançado em 2010, contando 90 anos dessa
instigante história, que em breve, será revisitada, com o lançamento do livro oficial do Centenário, de autoria da historiadora Edivalda Leite Miranda.